domingo, 5 de junho de 2016

INVESTIMENTO EM LOTES: QUAIS AS MELHORES OPÇÕES


Foto de divulgação
Um período de crise continuada leva muitos investidores a poupa dinheiro ao invés de investir, devido à falta de confiança no mercado. Alguns segmentos, entretanto, representam um investimento seguro, mesmo em períodos financeiramente instáveis, como é o caso da construção civil, seja com o investimento em lotes ou
construção residencial/comercial. Esse tipo de negócio, seja para aquisição de uma residência própria ou para investimento financeiro, tem se mostrado vantajoso.
Para que o investimento em lotes seja o mais rentável possível é preciso estar atento em vários fatores relevantes do terreno a ser adquirido. Portanto, alguns cuidados devem estar presentes na hora de escolher o lote a ser adquirido. Confira uma lista dos principais cuidados a se ter:

Características do lote

Muitas pessoas, ao comprarem um lote, focam a atenção no tamanho do terreno, entretanto deve-se observar também outros fatores. Os lotes irregulares podem oferecer boas opções de construção, por exemplo, um lote largo oferece mais acesso à rua, enquanto um profundo permite criar espaçosos jardins.
Entretanto, é importante que se tenha cuidado. Lotes íngremes podem aumentar o custo da construção, assim como terrenos com solo arenoso ou terra leve muitas vezes exigem um reforço na construção. Também deve-se atentar ao formato do lote, que se forem excessivamente alongados ou angulares podem dificultar a construção residencial como imaginado pelo proprietário, sendo indicado a consulta de um arquiteto nesses casos.

Exposição aos fatores naturais

Ao investir em um lote é relevante que se leve alguns fatores naturais em consideração impedindo que eles resultem em um gasto adicional futuramente. Entre alguns desses aspectos que podem implicar em mais gastos e devem ser observados antes da aquisição, destacam-se:
  • Umidade: a umidade é um aspecto importante de qualquer construção, pois, caso excessiva, exige uma drenagem adicional do terreno e também pode ocasionar um desgaste mais rápido da construção;
  • Exposição ao sol: o excesso de sol e ventos em uma residência pode incorrer em desgaste mais rápido que o natural e, consequentemente, mais gastos;
  • Ocorrência de chuvas: não é exatamente a frequência das chuvas que deve ser observada, mas como o solo responde aos dias chuvosos e se a água da chuva fica de alguma forma empossada no terreno.

Infraestrutura oferecida

Além de todas as características do lote em si citadas anteriormente, é fundamental que antes do investimento, o interessado converse com a empresa responsável pelo empreendimento para se informar sobre a infraestrutura do lote oferecido. Entre esses fatores podemos destacar: acessibilidade a estradas, segurança, ofertas de lazer, prazo de entrega, preferencialmente com o suporte de uma seguradora, entre outros.

O investimento em lotes se mostra uma ótima alternativa para empreendedores e interessados em adquirir uma casa própria mais confortável e segura.

Fonte:BDN

Nenhum comentário: