quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Seu cérebro vai "dar um nó" ao assistir a este vídeo

É tudo uma questão de perspectiva
 
Você vai ser levado para outra dimensão com esta ilusão de óptica domatemático japonês Kokichi Sugihara. Em um vídeo, ele mostra como círculos podem ser transformados em quadrados e quadrados em círculos com apenas um espelho...

A obra ganhou o segundo lugar do Concurso de Melhor Ilusão de 2016. O evento tem como objetivo lembrar às pessoas que toda percepção é ilusória até certo ponto". É isso que Sugihara tenta demonstrar em todas as suas ilusões.


Um de seus vídeos mais conhecidos é o das pistas anti-gravidade". Nele, bolas são jogadas em rampas inclinadas e, ao contrário do que se espera, rolam para cima da construção, mesmo com a força da gravidade agindo contra elas (ou não, veja o vídeo para entender).


Como a ilusão dos cilindros ele usa uma ténica parecida. Eles "mudam" de formato a depender do ângulo de visão - por isso que aqueles no reflexo do espelho (que está inclinado) ficam com outro aspecto.


Em entrevista para o site La Información, o matemático disse que o cérebro tende a interpretar os objetos como simétricos. Segundo ele, essa forma de completar a realidade facilita o engano.


É óbvio que a ideia de Sugihara é brincar com perspectivas. No entanto, ele não explica no vídeo como a obra realmente funciona. Você pode tirar suas próprias conclusões abaixo:


Fonte: Superinteressante

Nenhum comentário: