quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Retornar ao mercado após os 50 anos é possível; veja dicas

Profissional deve estar atualizado e manter perfis ativos em redes sociais.
Especialista ressalta que candidato deve estar sempre disposto a aprender.

Foto de divulgação

Conquistar uma vaga de emprego não é simples, e para os profissionais acima dos 50 anos pode ser ainda mais complicado. Mas, segundo Madalena Feliciano, diretora do Instituto Profissional de Coaching, o mercado também precisa desses profissionais...
“Hoje uma pessoa de 50 anos pode ser considerada jovem. A expectativa de vida está cada vez maior e as pessoas estão mais ativas e ligadas no mundo, pois perceberam que mesmo após os 50 ainda têm muito tempo de vida para aproveitar e alcançar seus sonhos”, diz.

A especialista afirma que o profissional não pode ser seletivo, deve estar disposto a participar de entrevistas para empregos temporários ou até mesmo aqueles que não interessem muito. “Essas entrevistas servem para praticar as habilidades de entrevistado e melhorar pontos que incomodam”, explica.

“Considere as vantagens que você ganhou com a idade, como maturidade, responsabilidade, experiência, equilíbrio, uma perspectiva mais realista, e mostre isso para seus futuros empregadores”, afirma.

A especialista lembra que o profissional jamais deve mentir sobre sua idade – e que também deve cuidar da sua aparência. “Querendo ou não, nosso visual é o nosso cartão de visita – e, como já diz o ditado, não existe segunda chance para causar a primeira impressão. Boa aparência não se trata de beleza, e sim de saber se portar, com roupas certas para cada ocasião, cabelo arrumado, barba bem feita”, lembra Madalena.

"Tenha sempre em mente que idade é um estado de espírito, e que mesmo com cabelos brancos, seu talento e sua atitude positiva podem contar muito mais do que sua data de nascimento", diz a especialista.

Veja as dicas da especialista para quem tem mais de 50 e quer voltar ao mercado de trabalho:

- É preciso estar atualizado – e isso significa estar online.

- Utilize a internet a seu favor para aprender novas técnicas e estar sempre por dentro do que acontece na sua área.

- Ter perfis atualizados em redes como o Facebook, Linkedin e Twitter podem ajudar a retomar o contato com pessoas já conhecidas e aumentar ainda mais o networking.

- Mantenha o currículo revisado e arrumado - consulte um expert para ajudar se for necessário.

- Esteja disposto a participar de entrevistas para empregos temporários ou até mesmo aqueles que não interessem muito.

- Use a idade a seu favor: mostre que você tem muita experiência, e, ainda assim não se acomodou.

- Esteja sempre disposto a aprender e mostre que o empregador terá muitas vantagens ao lhe contratar – vantagens que vão além da experiência.

- Jamais minta a sua idade.

- Cuide sempre da sua aparência.

Fonte:G1

 

Nenhum comentário: