Reclame Aqui já soma 2.794 reclamações referentes à Black Friday
Smartphones e celulares seguem na liderança, com 10,5%, acompanhados por TV, 6,5%, e tênis, 4,3%
Fonte: Eatadão
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Com dois dias de acompanhamento das promoções de Black Friday, o site Reclame Aqui
já somava 2.794 reclamações na atualização feita às 11 horas desta
sexta-feira, 23. Na lista de produtos com mais reclamações, as passagens
aéreas apareceram pela primeira vez no ranking, ocupando a terceira
posição, com 5,1% de representatividade...
Smartphones e celulares seguem na liderança, com 10,5%, acompanhados
por TV, 6,5%, e tênis, 4,3%. Na quinta colocação, com 2,8%, aparece o
cartão de crédito.Propaganda enganosa é mais uma vez o maior motivo de
queixa, com 12,6% dos registros. Divergências de valores e problemas na
finalização da compra são os outros dois motivos mais reclamados, com
8,4% e 6,7%, respectivamente.Entre os Estados com maior número de
reclamações, São Paulo é o primeiro, com 41%, seguido por Rio de Janeiro
e Minas Gerais, empatados com 11%.
O
total de reclamações no site em 2017 foi de 3.500, no entanto, o
acompanhamento havia começado mais tarde, às 18 horas de quinta-feira -
este ano, a análise foi iniciada às 11horas da última quarta-feira. Em 2016, que teve o mesmo tempo de análise de 2017, o total de reclamações foi de 2.900.
Já preparado para esse cenário e com plantão especial para a data, o
Procon-SP divulgou no fim da manhã a primeira parcial das empresas mais
reclamadas da sexta-feira de descontos desse ano. Novamente, o comércio
digital lidera a insatisfação dos clientes.A Cnova Comércio Eletrônico,
responsável pelos sites casasbahia.com, extra.com e pontofrio.com, é a
primeira colocada em reclamações, somando 30 desde a madrugada.
Em
seguida vem a B2W Companhia Digital, responsável por americanas.com,
submarino, shoptime e soubarato, com 15 reclamações. As primeiras
colocadas trabalham exclusivamente com e-commerce e são seguidas por
Dell Computadores do Brasil LTDA (9 reclamações), Magazine Luiza S/A (5)
e Carrefour Comércio e Indústria LTDA (4).O problema mais registrado,
com 34,23% das insatisfações, foi o de maquiagem de desconto, quando o
consumidor considerou que a oferta não foi verdadeira.
O segundo motivo mais citado foi o de pedido de cancelamento pela
empresa depois da compra (29%) e, em seguida, a mudança de preço ao
finalizar a compra foi a terceira reclamação mais ouvida (27%).No total o
Procon-SP já registrou 149 reclamações, além de 151 consultas e
orientações referentes à Black Friday.
Fonte: Eatadão
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