Vendas de veículos sobem 5,5% em março e interrompem 26 meses seguidos de queda
A venda de veículos novos subiu 5,5% em março deste ano ante março do
ano passado, para 189.143 unidades, informou a Fenabrave, associação que
representa as concessionárias. O resultado interrompe uma sequência de
26 meses em que as vendas só caíram na comparação entre um mês e seu
respectivo do ano anterior...
Em relação a fevereiro, houve alta de 39,4%, avanço impulsionado pelo
maior número de dias úteis em março - cinco a mais. No primeiro
trimestre, no entanto, o mercado ainda enfrenta queda, de 1,9%, para
472.004 unidades, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e
ônibus.
Nos segmentos de automóveis e comerciais leves, juntos, os
emplacamentos somaram 183.850 unidades no terceiro mês do ano, expansão
de 6,1% ante março de 2016. Sobre as vendas de fevereiro, o crescimento é
de 38,8%. E no acumulado do primeiro trimestre, ainda contaminado pelas
baixas de janeiro e fevereiro, o mercado tem retração de 1,1%, para
459.806 unidades.
Entre os caminhões, a venda atingiu 4.124 unidades em
março, tombo de 14,4% em relação ao março de 2016, mas alta de 57,9%
ante fevereiro. No acumulado do ano, a queda é de 25,5%. No caso dos
ônibus, foram 1.169 unidades vendidas em março, baixa de 2,5% em
comparação com igual mês de 2016, mas avanço de 80,6% em relação a
fevereiro. O recuo de janeiro a março é de 24,5%.
A expectativa da Fenabrave para o ano inteiro,
considerando todos os segmentos, é de expansão de 2,42% em relação a
2016. No ano passado, as vendas alcançaram 2,05 milhões de unidades.
Vendas para empresas.
O crescimento do
mercado de veículos novos em março só foi possível porque as montadoras
elevaram suas vendas para clientes pessoa jurídica, como locadoras,
produtores rurais e frotistas em geral. Isso significa que a demanda do
consumidor pessoa física, também conhecido como cliente varejo, continua
em queda.
Segundo a Fenabrave, as vendas registradas em março,
considerando todos os segmentos, alcançaram 189,1 mil unidades, avanço
de 5,5% ante igual mês de 2016. No entanto, em conta que soma apenas as
unidades vendidas para o consumidor comum, houve queda de 7,1%, para 118
mil unidades, de acordo com levantamento obtido pelo Broadcast junto ao
setor. Enquanto isso, as vendas para empresas subiram 36,2%, para 71,2
mil unidades.
Como resultado, a participação do cliente pessoa
jurídica no mercado total subiu para 37,4% em março deste ano, de 29,2%
em março do ano passado. A proporção do consumidor pessoa física, por
sua vez, caiu de 70,8% para 62,6%.
No encerramento do primeiro trimestre, as vendas totais
somaram 472 mil unidades, retração de 1,9% em comparação com igual
intervalo de 2016. Entre os clientes pessoa física, os emplacamentos
caíram 12,2%, para 310,2 mil veículos. Por outro lado, entre os que são
pessoa jurídica, houve expansão de 26,5%, para 161,8 mil. A participação
do consumidor comum, portanto, caiu de 73,4% para 65,7%, enquanto a das
empresas subiu de 26,6% para 34,3%.
Segundo avaliação de parte do mercado, o crescimento das
vendas entre empresas é resultado de uma política mais agressiva de
preços por parte das montadoras, que oferecem desconto para eliminar
estoque. O nível de veículos encalhados nos pátios das montadoras e das
concessionárias, segundo a Anfavea, subiu em fevereiro para 205,5 mil
unidades, de 187,7 mil em janeiro. O número de dias necessários para
eliminar o estoque também avançou, de 39 dias em janeiro para 42 dias em
fevereiro.
Fonte-Uol
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