PREÇO FINAL DO SEU PRODUTO OU SERVIÇO
5 dicas para escolher o
preço final do seu produto ou serviço
Leve estes pontos em consideração para chegar a um
valor justo e competitivo
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Foto de divulgação |
Alguns
fatores são essenciais para definir seu preço final
Definir quanto cobrar por um produto ou serviço é
uma das questões mais complexas para os empreendedores de primeira viagem. A
maioria das pessoas deseja
escolher um preço justo para o que vende: um valor que corresponda ao trabalho e que não espante os clientes.
escolher um preço justo para o que vende: um valor que corresponda ao trabalho e que não espante os clientes.
Confira:
1.
O preço da concorrência
É importante fazer uma
pesquisa de mercado para ver o quanto seus concorrentes estão cobrando. Com
base nesses valores, há duas escolhas: vender mais barato e tentar atrair
clientes pelo preço ou cobrar mais caro, mas oferecer diferenciais, como um
produto ou atendimento melhor.
Mas lembre-se: não coloque
um preço muito diferente da média do mercado. Se você cobrar muito barato, o
consumidor poderá pensar que o produto é ruim. Se for muito mais caro, o valor
espantará grande parte do seu público-alvo.
2.
E a reação deles
Um dos aspectos negativos de
quem aposta em um produto mais barato é a possibilidade de os concorrentes
também reduzirem os preços, igualando-os ou cobrando menos.
Grandes empresas podem, por exemplo, cobrar uma
mixaria por algo em uma determinada região, apenas para exterminar um pequeno
negócio. Por isso, antes de estabelecer os preços, pense no que seus
concorrentes podem fazer.
3. Saiba tudo sobre seus custos
Seu preço final tem que ser maior que o custo. Isto não é mistério para ninguém. O que a reportagem da "Entrepreneur" mostra é que o empreendedor tem que pensar em tudo que gasta para entregar o produto ao consumidor.
Não pense só no custo da matéria-prima. Lembre-se
do salário dos funcionários, despesas com transportes e contas de energia, água
e internet.
4. Experiência conta
4. Experiência conta
Esta dica é mais voltada para quem trabalha com prestação de serviços ou como freelancer. O tempo de experiência do empreendedor na sua área de atuação faz parte do cálculo. Para quem tem menos tempo na área, vale cobrar menos que a concorrência mais consolidada. Já quem for mais experiente pode equiparar seus preços ao que já existe no mercado.
5. E tempo também
A reportagem sugere que empreendedores tenham um valor-base por hora trabalhada.
Para chegar a esse número, pense em quanto você deseja faturar em
um mês.
Fonte: PEGN
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