Uso das redes sociais durante o expediente requer cuidados para não causar demissão; saiba mais
Abusos nas interações virtuais estão entre as principais reclamações dos empregadores
Foto de divulgação |
Cuidado ainda com as notificações
que recebe, pois elas podem causar interrupções que farão você se distrair.
Caso se sinta melhor, desative-as para não ter a atenção desviada a todo
momento. Lembre-se: não vale a pena perder um emprego por conta de algo
trivial. Não precisa se afastar completamente, mas um pouco de bom senso no uso
das redes sociais nunca fez mal a ninguém...
A primeira coisa a ser feita é
buscar informações sobre a política de sua empresa em relação ao assunto - e
respeitá-la, claro. É cada vez mais raro, mas algumas companhias decidem
proibir o acesso a qualquer rede social durante o expediente. Se é o caso do
lugar onde você trabalha, não há o que fazer senão se desconectar.
Caso o uso seja liberado, tenha
bom senso e use essa condição para buscar coisas que podem ajudar na execução
de suas tarefas. Evite postar ao longo do horário de trabalho, pois isso
passará a impressão de que você não está focado naquilo que é pago para fazer.
Selfies, então, nem pensar!
Nunca, jamais, poste informações
sobre a empresa. Pouca gente sabe, mas o simples fato de colocar na internet
imagens de seu ambiente de trabalho é motivo até para justa causa, visto que se
trata de um ambiente que não pertence ao empregador. Controle-se ainda para não
falar mal dos chefes: por mais que algo não lhe agrade, essa definitivamente
não é uma maneira de resolver o problema...
Os smartphones devem ganhar
atenção própria. Por se tratar de um dispositivo de uso pessoal, o empregador
não pode tirá-lo dos funcionários durante o expediente, mas ficar olhando a
tela do celular constantemente vai pegar muito mal e ainda provocar uma queda
de produtividade.
Não há nada errado em dar uma
distraída na internet de vez em quando, mas para que isso não prejudique seu
desempenho, tente estabelecer um tempo específico para esse
"relaxamento". Se estiver conversando com alguém, controle o impulso
de querer responder imediatamente para não correr o risco de ver as horas
passarem sem você ter, de fato, trabalhado. Foco é fundamental para um bom uso
das redes sociais!
Cuidado ainda com as notificações
que recebe, pois elas podem causar interrupções que farão você se distrair.
Caso se sinta melhor, desative-as para não ter a atenção desviada a todo
momento. Lembre-se: não vale a pena perder um emprego por conta de algo
trivial. Não precisa se afastar completamente, mas um pouco de bom senso no uso
das redes sociais nunca fez mal a ninguém.
Fonte: R7
Comentários