terça-feira, 6 de setembro de 2016

Você tem cuidado bem de você?


Foto de divulgação
Já parou para pensar em como anda a sua vida? Onde você está e aonde quer chegar? O que falta para isso acontecer?



Confira algumas dicas para incorporar hábitos saudáveis dentro da sua rotina para melhorar a alimentação, o sono, a qualidade de vida e também sair do sedentarismo. É possível levar uma vida saudável planejando e administrando o tempo e a rotina e estabelecendo pequenas metas para chegar ao objetivo final. Hábitos preventivos são importantes e trazem uma sensação de segurança, proteção e tranquilidade.


A primeira dica é em relação à alimentação:
Foto de divulgação
 Para começar a comer bem e dar o primeiro passo, é preciso antes pensar em como está a sua dieta. Será que você come bem? De 3 em 3 horas?

Uma saída para quem precisa mudar é optar por alimentos pequenos e mais fáceis de comer e carregar, como nozes, castanhas, amêndoas, uvas, maçãs, cenouras pequenas e até tomates cereja. Vale também, para evitar o jejum prolongado, colocar um alarme no celular para se lembrar de comer a cada 3 horas.

Nos supermercados, há ainda as opções de alimentos práticos para carregar na bolsa e comer a hora que der. Não só a barra de cereal, mas tenha atenção a outros produtos, como salada de frutas, salada que já vem com o molho e o garfo, granola, iogurte, frutas secas, frutas in natura, palitinhos integrais, e muitas outras opções que podem substituir os alimentos mais calóricos e influenciar no modo de vida.

Importantíssimo: não se esqueça de beber água, pelo menos 1 copo americano a cada 1 hora.


A segunda dica é em relação à atividade física:

Foto de divulgação
 É preciso ainda pensar na importância da atividade física e, esta não precisa estar necessariamente na academia. As dicas dos especialistas no esporte são que: até mesmo a escada do trabalho ou de casa pode ser uma aliada para sair do sedentarismo. Para não perder a motivação, coloque um sapato confortável, como um tênis, logo na entrada de casa para se incentivar a correr ou caminhar logo que chegar. Quer prazer maior que dar uma voltinha a pé pelo parque, ou mesmo nas ruas ao redor de sua casa, podendo descobrir coisas maravilhosas enquanto faz uma caminhada?

O exercício físico, inclusive, como rotina é fundamental para ajudar a melhorar a qualidade do sono. Sabemos que dormir é essencial para ter bem-estar no dia a dia e dor


A terceira dica é em relação ao sono:

Foto de divulgação


Para ajudar a pegar no sono: faça um pequeno lanche com chás relaxantes como: capim cidreira, camomila, erva doce e algumas torradinhas de canapés com creme de ricota; não se esqueça de deixar o ambiente calmo ao apagar as luzes enquanto toma um banho morno antes de ir para a cama. Essas são medidas fundamentais e que podem causar grandes mudanças na disposição no dia seguinte. Vale investir em cheirinhos aromáticos de ervas suaves e uma boa música para ajudar no relaxamento total.


Chá de ervas relaxante

Ingredientes:
– Uma colher de sopa de erva-cidreira ou melissa
– Uma colher de sopa de alecrim
– Uma colher de sopa de camomila
– Um pau de canela
– Um litro de água

Preparação:
Ferva 1 litro de água. Quando entrar em ebulição, coloque as ervas e desligue o fogo. Deixe repousar por cinco minutos. Depois, é só coar.
O ideal é que esse chá seja tomado três vezes ao dia. 
 


Quando falamos em estilo de vida saudável, a maioria das pessoas se lembra de cuidar da saúde, da alimentação e procura fazer exercícios físicos, mas é difícil alguém se lembrar de ter uma nova postura e aderir a um comportamento que previna doenças. E ao contrário do que muitos imaginam incorporar hábitos saudáveis não significa deixar de fazer as coisas boas da vida. Cada pessoa pode encontrar um ponto de equilíbrio em seu estilo de vida, em que prazer e promoção da saúde estejam em harmonia.


Fonte: Dra. Maria Candida J. Zacharias
Nutricionist

Nenhum comentário: