sábado, 9 de janeiro de 2016

COMO TER IDEIAS GENIAIS? II

 Pistas científicas para encontrar inspiração...

Foto de divulgação
                        Segundo os especialista há uma série de recomendações para quem pretende desenvolver sua criatividade:


Dê Férias ao Juiz Interior - Uma das característica das personalidades criativas é desinibição cognitiva, o que implica a abrandar os filtros de ideias que possam parecer descabida, como demonstram os estudos de Shelley Carson, especialista em Criatividade, da Universidade de Harvard (Estados Unidos).

Deixe a porta aberta - É mais fácil distrair o censor da nossa mente, quando tomamos banho no meio de uma viagem de metrô ou mesmo antes de adormecer. Porém, tais ocorrências são efêmeras. Tenha sempre um caderninho à mão. As notas que tomamos no momento de iluminação podem valer ouro.

Não roube sono ao cérebro - Segundo Ullrich Wagner, investigador da Universidade de Lubeck (Alemanha).  Dormir bem torna-nos mais perspicazes, isto é , facilita a reestruturação mental. Isso leva-nos a abordar as situações de modo diferente e a propor soluções originais mais eficazes.

Aprenda a esquecer -  Investigadores de Universidade da Califórnia  observaram que um bom exercício de branistorming pode  dificultar  recuperação de antigas noções não-produtivas e que existe uma relação direta entre essa inibição e o aumento da criatividade individual.

Disperse-se -  Estar muito  concentrado pode ajudá-lo em múltiplas tarefas, mas, obviar os estímulos secundário não agrada à parte mais inventiva do nosso cérebro. É o que demonstra os trabalhos de Joseph Kasof, psicólogo da Universidade da Califórnia em Irvine,  que associa criatividade ao que denomina "amplitude atencional".

Leia também:

COMO TER IDEIAS GENIAIS? I





Nenhum comentário: