terça-feira, 28 de março de 2017

Como declarar pagamento de aluguel no Imposto de Renda 2017

Aluguel de imóvel: Pagamento não é dedutível da base de cálculo do IR, mas precisa ser declarado (AlexRaths/Thinkstock)ionar legenda

Se você mora de aluguel e é o locatário no contrato, precisa informar à Receita os pagamentos que fez ao proprietário em 2016

Não dá para escapar: se você mora de aluguel e assinou o contrato como inquilino, precisa informar quanto pagou ao locador em 2016 na declaração de Imposto de Renda 2017, mesmo que entregue o formulário simplificado...
Os aluguéis pagos não são dedutíveis da base de cálculo do IR, ou seja, você não vai ganhar nada com isso ao receber a restituição. No entanto, precisa declarar para que a Receita cruze os dados com os do locador, que recebe os aluguéis.

“Quem não informar o pagamento de aluguéis pode ser questionado pela Receita posteriormente”, alerta o professor Marco Aurélio Pitta, coordenador dos programas de MBA da Universidade Positivo nas áreas de tributação, contabilidade e controladoria.

Só quem assinou o contrato como locatário deve declarar o pagamento de aluguéis no IR. Informe apenas os aluguéis pagos em 2016, não o IPTU e nem a taxa de condomínio.

Antes de preencher a declaração, tenha em mãos o nome e o CPF do locador, descritos no contrato de locação, e a soma das quantias exatas pagas em 2016. A imobiliária pode fornecer um informe dos aluguéis pagos durante o ano, minimizando as chances de erro.

Na hora de preencher a declaração, inclua o valor total dos aluguéis pagos em 2016 na ficha “Pagamentos Efetuados”, e use o código “70 – Aluguéis de Imóveis”.

Fonte: Exame

Nenhum comentário: