Aviões antigos fazem rali de 35 dias por lugares como pirâmides e rio Nilo
Aviões antigos vão percorrer dez países de norte a sul da África |
Começa neste sábado (12) um rali aéreo pelo continente africano com
12 aviões antigos, construídos antes de 1949. A aventura deve passar por
dez países durante 35 dias de viagem e sobrevoar alguns dos principais
cartões-postais africanos, como as pirâmides do Egito, o rio Nilo, o
Monte Kilimanjaro, as Cataratas de Vitória e reservas naturais como o
Serengueti. Serão 13 mil km de viagem...
O Vintage Air Rally
terá início na ilha de Creta, na Grécia. Depois de cruzar o mar
Mediterrâneo, os aviões farão o primeiro pouso na cidade de Mersa
Matruh, no Egito, ainda neste sábado.
No domingo, os aviões partem
para a capital Cairo e devem pousar nas areias do deserto. Em mais de
50 anos, este foi o primeiro rali a receber autorização para pousar os
aviões bem ao lado das antigas pirâmides do Egito.
Nos dias
seguintes, o rali segue em direção ao sul do continente, passando por
Sudão, Etiópia, Quênia, Tanzânia, Zâmbia, Zimbábue, Botsuana até chegar à
África do Sul. A aventura termina no dia 16 de dezembro na Cidade do
Cabo.
Aventura deve terminar na Cidade do Cabo, na África do Sul, em 16 de dezembro |
Rali inédito
É a oitava vez que a empresa
Prepare2Go organiza um rali aéreo pela África. A participação exclusiva
de aviões antigos, no entanto, é um fato inédito.
Além dos 12
aviões, o rali conta também com uma equipe de apoio para prestar suporte
em eventuais problemas mecânicos que possam ocorrer. O risco de falhas
nos motores é o que mais preocupa os organizadores.
“São todos
aviões monomotores e não há reserva de segurança. O lado positivo é que
os aviões voam relativamente devagar e tocam o chão bem lentamente.
Então, só precisam de um pequeno pedaço de terra, um trecho de estrada
ou um campo de futebol para pousar”, afirmou Sam Rutherford, organizador
do Vintage Air Rally.
Todos os aviões são monomotores e biplanos (com duas asas) |
Modelos utilizados
Todos os aviões que
participam do Vintage Air Rally são modelos biplanos (com duas asas). As
equipes são formadas por pilotos e navegadores da Inglaterra, Irlanda,
Canadá, França, Alemanha, África do Sul e Estados Unidos.
Alguns
dos modelos que voarão durante o rali são o Travel Air 4000, produzido
nos Estados Unidos e que chegou a ser utilizado como avião militar; o
DH82A Tiger Moth, de origem britânica e utilizado nos anos de 1930 como
avião instrução de pilotagem militar; e o Stampe SV.4, de produção belga
e também criado para o treinamento de pilotos.
Voos serão feitos somente durante o dia e com boas condições de tempo (Foto: Divulgação) |
Causa humanitária
O rali é muito mais uma
aventura do que uma corrida de aviões. Segundo os organizadores, parte
do dinheiro arrecadado durante a jornada, entre taxas dos participantes e
patrocínios, será revertido para instituições de caridade.
Entre
os projetos beneficiados estão a Unicef e a Birdlife International, que
trabalha para evitar a extinção de aves abutres na África. Durante o
rali, os aviões também deverão jogar do céu sementes em áreas de
reflorestamento sob responsabilidade da Seed Bombing.
Fonte:Todos a Bordo
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