sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

O que é dólar turismo, comercial e paralelo?

Dependendo do uso que você der ao dinheiro, uma das três cotações pode ser aplicada. Descubra os casos! 
 O dólar turismo é a cotação utilizada como referência para a compra da moeda estrangeira em casas de câmbio, para emissão de passagens, transações no exterior feitas pelo cartão de crédito. Em geral, é a cotação de maior interesse para os consumidores...

O dólar comercial é usado como referência para as transações de comércio exterior e movimentações de recursos realizadas por empresas de exportação e importação, ou ainda as movimentações de capital feitas com o exterior pelo governo. Para os consumidores em geral, essa cotação interessa mais para quem faz ou recebe transferências internacionais.
O dólar paralelo é o comercializado fora dos meios oficiais, ou seja fora da supervisão do Banco Central. É aquele comercializado pelos famosos doleiros e muitas vezes estão relacionados a transações ilícitas como lavagem de dinheiro, sonegação de impostos, etc. Antigamente ele era usado comumente para se referir as transações feitas pelas pessoas para proteger seu dinheiro frente as crises econômicas internas.
 As taxas de câmbio no mercado turismo são, em geral, mais altas que as do mercado comercial, uma vez que o primeiro opera dinheiro em espécie, enquanto que o segundo funciona apenas por ordens de pagamento no mercado interbancário. Transações com dinheiro vivo implicam risco, além de uma série de custos com transporte, guarda e custódia do papel-moeda.

Fonte:Proteste

Nenhum comentário: