domingo, 9 de outubro de 2016

Os benefícios do Jogo de Xadrez

Esta Escola tem na sua grade curricular, o Jogo de Xadrez


Foto: Marissandra
Foto: Marissandra
        










Assista ao vídeo abaixo,  realizado  no Colégio Educandário Chave do Saber, veja o que pensa sua Diretora Vera Valim Dantas e observe um pouco da aula de Xadrez, na sala de aula:



 Leia abaixo, mais informações e benefícios sobre o Jogo de Xadrez!


Foto de divulgação
 O xadrez é um jogo de tabuleiro disputado entre dois jogadores de natureza recreativa e competitiva, em que o principal objetivo dos participantes é atingir a peça rei do adversário com um xeque-mate e, assim, ganhar a partida.

Para conseguir este triunfo, é necessário utilizar muitas técnicas e estratégias no decorrer do jogo. O desenvolvimento da atividade colabora para o avanço da criatividade e da autoestima do jogador. Por este motivo, o jogo passou a ser utilizado em escolas com intuito de colaborar no progresso da aprendizagem. Conheça alguns benefícios do xadrez e saiba como ele pode ajudar no ambiente educacional.

Vantagens do xadrez
Ao jogar xadrez, o aluno pode adquirir habilidades como:

1. Maior desenvoltura ao tomar decisões.
2. Treinamento do pensamento crítico.
3. Maturidade intelectual.
4. Poder de análise de consequências.
5. Aumento da disciplina.
6. Responsabilidade das ações.
7. Habilidade de antecipação.
8. Aumento da velocidade de pensamento.

Como o xadrez pode ajudar na escola?

Pesquisas realizadas apontam que o xadrez pode ser um aliado à educação por ajudar no rendimento escolar e desenvolver a concentração dos alunos. Mas como alcançar este resultado? Cabe ao professor ter um cuidado específico neste processo. Não basta simplesmente apresentar o jogo às crianças e deixá-las praticar. É preciso ter cuidado e trabalhar as regras para que este jogo se torne uma atividade prazerosa e capaz de melhorar o desempenho dos alunos.

A matemática é uma das disciplinas que mais consegue resultados positivos com o xadrez. O jogo ajuda na assimilação de vários conteúdos como probabilidade, progressões geométricas e geometria plana, visto que o aluno deve desenvolver um raciocínio, criar uma tática de jogo, prever ações e resolver conflitos.

Esta não é a única matéria que ganhou com o uso do xadrez nas salas de aula. As regras do jogo podem ser usadas em todos os campos do conhecimento - história, sociologia e literatura, entre outros.

Se você é aluno ou atua como professor e deseja melhorar o desempenho, procure introduzir os conhecimentos do xadrez no dia a dia escolar. Com o tempo, a prática do jogo pode trazer resultados positivos, agradando a todos os envolvidos no processo da educação.
Postar um comentário

Recado