Cliente reclama de preço de bistrô e tem resposta inusitada
Hannah C. escolheu o Bennett Café e Bistrô para ir com amigos e, de acordo com sua opinião, a experiência foi ruim
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Xícara de chá com limão: Hannah C. escolheu o Bennett Café e Bistrô para ir com amigos e, de acordo com sua opinião, a experiência foi ruim (Thinkstock) |
O que era para ser uma queixa de um estabelecimento em Nova York,
feita no Trip Advisor, se tornou uma verdadeira “aula de economia”,
depois que o dono do estabelecimento resolveu explicar o porquê do “alto
preço” de uma xícara de água com limão.Hannah C. escolheu o Bennett Café e Bistrô para ir com amigos e, de acordo com sua opinião, a experiência foi ruim...
“Este lugar é absolutamente horrível. Fui ali para tomar um chá da
tarde com alguns amigos, e estava com pouco dinheiro. Pedi então água
quente com uma rodela de limão. Em primeiro lugar, a água não chegou
junto com o bolo e a bebida dos meus amigos.
Depois, me cobraram 2
libras (cerca de R$ 12) pela água quente e por uma fina rodela de limão.
Quando eu perguntei porque estava sendo cobrada uma quantia tão alta
por um pouco de água, o garçom disse, rudemente: ‘bom, você sabe quando
custa um limão?’. Sim, e definitivamente não é duas libras. Depois, ele
me informou, erroneamente, que um bule de chá para uma pessoa (que foi o
que me cobraram) custa o mesmo preço que um limão.
Para demonstrar o
quão ridículo isso era, meu amigo pediu um doce de chocolate, que
custava 1,90 libras. Lugar horrível, sem dúvida não o recomendo, e o
garçom rude que me atendeu deveria ser despedido. Não voltarei, e
aconselharei meus amigos e familiares a não irem lá”.
O dono do Bennett, Jay Rayner, resolveu então responder a resenha
“Lamento que você tenha se sentido explorada, e vou te explicar porque
não deveria ser assim. Você entrou no café, e o garçom mostrou onde você
deveria se sentar, entregou um cardápio, esperou para anotar o seu
pedido… Foi no caixa, pegou uma xícara, um prato e uma colher, e os
levou à cozinha. Lá, ele pegou uma faca, uma tábua e um limão. Cortou um
pedaço e colocou na xícara. Depois, voltou ao salão, pegou a água
quente e levou a xícara à sua mesa. Quando você ia embora, ele imprimiu
sua conta, levou até você, processou seu pagamento com cartão de crédito
e fez a cobrança fora do caixa.
Depois que você foi embora, ele pegou a
xícara, o prato e a colher, levou até a cozinha, lavou, secou – junto
com a tábua e com a faca – e guardou o limão. Depois, ele voltou ao
salão para arrumar a xícara, o prato e a colher, limpou sua mesa e
deixou o cardápio ali, a espera do próximo cliente, Isso toma, pelo
menos, de 2 a 3 minutos de trabalho do garçom.”
E ele continua:
“O custo dos gastos gerais da empresa, quero dizer, o aluguel, as taxas
do negócio, os custos de eletricidade, os gastos bancários, entre
outros, giram em torno de 25,50 libras. Eu pago aos meu colegas um
salário digno e decente, levando em conta o pagamento de férias, seguro,
e o tempo produtivo antes de abertura e depois do fechamento do
bistrô. O garçom que lhe serviu me busca 12,50 libras por hora.
Portanto, em conjunto, o custo é de 40 libras por hora, o que significa
que o custo de proporcionar o serviço de 2 a 3 minutos seria entre 1,34 a
2 libras. Então, o governo ainda acrescenta 20% de impostos, o que faz
com que a xícara com água e limão, custe entre 1,60 e 2,40 libras”.
“Tenho que pagar os meus fornecedores, caso contrário as instalações
não estarão disponíveis para outras pessoas no futuro. Concordo que tudo
faz com que o preço de uma xícara de chá no centro da cidade seja caro,
comparado ao que você faz em casa, mas por desgraça, essa é a cruel
realidade da vida. Na verdade, são as instalações que custam dinheiro,
muito mais do que os ingredientes. Talvez, a má educação que você
percebeu em mim foi provocada pela falta de respeito que eu percebi em
você por presumir que poderia usar nossas instalações e ser atendida
gratuitamente”.
Fonte: EXAME
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