Cruzeiro é mais vantajoso, dizem agências de viagens
Foto de divulgação |
Há quem acredite que, para conhecer uma nova cidade, é preciso passar
vários dias no local e andar por todos os cantos e pontos turísticos.
Mas quem decide aproveitar um passeio de cruzeiro marítimo tem a
vantagem de poder aumentar a lista de destinos e desbravar alguns
lugares extras do mundo sem que a viagem dure muito tempo. Muitas vezes,
o navio disputa a atenção...
Marcelo Paolillo, diretor de Produtos do Grupo FlyTour, diz não
adianta o passageiro querer conhecer um lugar a fundo com uma viagem de
cruzeiro, pois o objetivo do viagem em cruzeiro é curtir o navio em si.
Geralmente o navio fica parado dois dias em cada ponto e não dá tempo
conhecer bem o local nesse curto período. “O destino desse tipo de
viagem é, na verdade, o próprio navio e os luxos que ele oferece:
cassino, lojas e restaurantes”, diz.
Outra vantagem de um cruzeiro marítimo é que os passageiros conseguem
fazer várias atividades sem ter de sair de perto do lugar onde estão
hospedados, além de não precisar fazer e desfazer as malas mais de uma
vez, o que seria necessário se a viagem fosse de carro ou ônibus. “O
hotel é que vai atrás de você, não você atrás do hotel”, afirma
Paolillo.
A dica é que os pacotes de passeios que exijam desembarque sejam
fechados dentro do próprio navio. Embora eles sejam um pouco mais caro,
existe mais segurança e o tour é organizado pelos próprios funcionários
da embarcação. Se ocorrer algum problema, o navio é obrigado a esperar
os passageiros e os turistas correm o risco de ficar para trás. “É igual
avião. Se as pessoas não estão a bordo o navio entende que eles acharam
tão bom que quiseram ficar”, completa.
Na empresa, os pacotes nacionais custam a partir de R$ 1,5 mil e
podem chegar a R$ 3,5 mil no caso de pacotes que envolvem pontos
turísticos estrangeiros, como Buenos Aires e a Bacia do Prata. Como o
clima no Brasil começa a ficar mais frio, a dica também são cruzeiros
para o hemisfério Norte, onde as temperaturas sobem a partir de agora.
Os principais destinos são o Mediterrâneo, Norte Europeu, Terra do Fogo,
Alasca, Ásia, Havaí, Austrália, África do Sul, Tahiti e Dubai.
Oportunidade
“Os cruzeiros caíram no gosto dos brasileiros e, além disso, a
ampliação da oferta de pacotes para o Exterior está relacionada com a
redução de leitos desta modalidade no Brasil”, afirma Valter Patriani,
vice-presidente de Produtos, Vendas e Marketing da CVC. E os cruzeiros
internacionais têm forte potencial de crescimento junto a turistas
brasileiros, que a cada ano passam a aderir a este tipo de modalidade de
viagem, completa o executivo.
Em 2015, a agência registrou aumento de 15% no número de passageiros
embarcados, totalizando 15 mil clientes que navegaram em mares
internacionais, e 20% de aumento no ticket médio, e em relação a 2014.
Apesar disso, para a temporada de Verão 2016 e 2017, as armadoras –
categoria que designa as empresas proprietárias dos navios, todas
estrangeiras -, já comunicaram ao mercado de turismo brasileiro que
reduzirão suas ofertas em mais de 60% em relação à temporada 2015/2016 e
que não pretendem direcionar transatlânticos da Europa para o Brasil no
próximo Verão.
Portanto, na visão de Patriani, a alternativa é ampliar as ofertas de
cruzeiros para o Exterior a fim de atender à demanda nesta modalidade.
“O Caribe começa a despontar nas vendas de cruzeiros no Exterior por ter
preço acessível”, diz. O pacote custa a partir de US$ 1.400 por pessoa e
inclui transporte aéreo Brasil/Miami/Brasil, quatro noites de
hospedagem, quatro diárias de carro, transfer e cruzeiro de quatro dias.
Fonte: Caic Alencar RD
Comentários