quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Entenda por que investir em cursos de especialização é importante para a carreira

Foto de divulgação
Quando você termina o ensino médio vem alguém e pergunta quando entrará na faculdade. Concluiu o ensino superior e questionam pela pós-graduação, depois mestrado, doutorado e por aí vai...
E você? Sente a necessidade de continuar estudando ou acha bobagem fazer cursos de especialização? Se você se encaixa no segundo grupo, é melhor repensar sua decisão.

Nos dias de hoje, raros são aqueles que conseguem arrumar um emprego que ofereça boa remuneração sem ter cursado ensino técnico ou superior. Antes de ingressar em um curso é legal pensar direito no que gostaria de fazer. Não que você não possa desistir de sua escolha, se ela não te agradar. Porém, amadurecer a ideia antes de iniciar a graduação, pode diminuir muito a chance de você se arrepender ou de passar anos em uma área que não goste, o que fará com que economize tempo e dinheiro.

Ao escolher um curso com o qual se identifique você já está traçando os passos que dará em sua vida profissional. Afinal, é bem mais fácil ter motivação para se colocar no mercado de trabalho e, consequentemente, procurar uma especialização quando se gosta do que se faz.

Na maioria das vezes, quem deseja fazer uma especialização escolhe entre duas vias. A primeira delas é se especializar em algo que sempre sonhou e com o que tem afinidade. 

Porém, nem todo mundo tem essa chance e, por vezes, acaba optando por fazer um curso que lhe ofereça a possibilidade de ser promovido na empresa na qual trabalha. Em ambos, os casos, dedique-se. Tire o máximo de conhecimento possível dessa experiência e aproveite cada minuto dessa oportunidade. Nunca perca de vista que conhecimento nunca é demais!

Especializar-se é importante para que você sempre se mantenha atualizado. Sua área profissional muda, o tempo passa e se você não investir em algo para se aprimorar, com o mercado tão dinâmico, corre o risco de ficar para trás. A concorrência é grande, por isso é bom não marcar bobeira!

Se a empresa na qual trabalha lhe oferecer a oportunidade de fazer algum curso de especialização fora do país, mesmo que seja de idiomas, não deixe passar essa chance. A vivência que você terá morando em terras estrangeiras não lhe acrescentará apenas vários pontos no currículo, te tornará também um ser humano mais paciente, tolerante e, principalmente, resiliente.

Existe um ditado popular muito conhecido que diz que "nunca é tarde para aprender". Pegue isso como um mantra e sempre esteja aberto a adquirir conhecimento. Não perca a chance de estudar, melhorar e aprender sempre! Acredite que isso te tornará uma pessoa melhor! Mãos à obra!

Fonte TV Guara


Nenhum comentário: