O mercado de roupas plus size oferece alta demanda e pouca oferta e, por isso, traz oportunidades para empreendedores.
Isso
ocorre porque mais da metade da população brasileira está acima do peso
e, desse total, 17,9% são obesos. São pessoas que demandam por roupas
de tamanhos grandes e aquecem um nicho de mercado em expansão...
Por
outro lado, de acordo com pesquisa do Sebrae, 17,7% das lojas do varejo
da moda do Brasil vendem roupas em tamanho grande, sendo que apenas 3,5%
delas são especializadas em moda plus size.
Para conhecer o
perfil dos consumidores de moda plus size e os hábitos de consumo deles,
o Sebrae fez uma pesquisa que mostrou que 71% das pessoas que usam GG
encontram dificuldades para encontrar roupas nas lojas e 86% delas se
diz insatisfeita com as opções de roupas para manequins grandes.
O
estudo mostrou ainda que a maioria do público tem dificuldades de
comprar vestido de festa (59%), calças (56%) e lingerie (49%). Além
disso, a maior parte deles compra roupas mensalmente (38%) em lojas de
departamento em sua maioria (52%).
Os dados são importantes para
os empresários que atuam ou desejam atuar com plus size. Com a pesquisa,
é possível entender melhor as necessidades dos consumidores para
produzir e comercializar roupas com mais informação de moda, variedade
de tamanhos, modelagem e caimento perfeitos ao biótipo do cliente.
A
pesquisa buscou saber a altura, o peso e o manequim de quem tem
dificuldades de comprar roupas em lojas convencionais e apontou que 70%
dos consumidores avaliam que os produtos plus size são básicos e apenas
16% acham que eles despertam desejo de compra.
A moda plus size é
direcionada para pessoas, especialmente mulheres, que usam roupas acima
do padrão convencional usado nas lojas, que usam roupas de tamanho acima
do 44 e calçados acima do 39. A quantidade de potenciais clientes das
roupas GG é, ao mesmo tempo, oportunidade e desafio, já que atuar nesse
nicho exige uma compreensão sobre o público, suas necessidades, anseios,
percepções e comportamentos.
São pessoas que não querem apenas
vestir uma roupa que atenda ao seu manequim, mas, sobretudo, ressaltar
seu estilo e beleza por meio do uso de roupas e acessórios da moda.
O
segmento da moda plus size é um mercado que cresce a cada ano e
movimentou, em 2014, cerca de R$ 5 bilhões, o que representa 5% do
faturamento total do segmento de vestuário, segundo a Associação
Brasileira do Vestuário (Abravest) – dados que mostram que o mercado
ainda se encontra muito aquém do seu verdadeiro potencial.
Pesquisa
do Instituto IEMI – Inteligência de Mercado identificou ao menos 492
indústrias de confecção, no Brasil, que já desenvolvem coleções
específicas para o segmento PlusSize – o equivalente a apenas 2,5% do
total dos estabelecimentos em atividade no setor. De acordo com o IEMI,
de 2013 a 2015, o segmento avançou 7,9% em volumes de peças e quase 13%
de receitas nominais.
Fonte: PEGN
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