Os seis homens bons com mais votos eram então divididos em três duplas, que não podiam se comunicar nem ser parentes. Cada um dos três pares elaborava listas com indicações de vereadores, procuradores e juízes. O juiz mais velho organizava três listas com as nomeações para os próximos três anos --cada indicado ficava no cargo um ano 

 
Cada uma das listas --com as escolhas de vereadores, procuradores e juízes-- era guardada dentro de um pelouro, uma bola de cera que era trancada em uma arca com três fechaduras. Cada uma das chaves ficava com um dos vereadores do ano em exercício, para que a arca apenas pudesse ser aberta na presença de todos eles. No começo do ano seguinte, numa reunião chamada Janeirinha, um menino de sete anos escolhia o pelouro com a chapa que administraria a vila naquele mandato.
 
Durante a Janeirinha, um evento formal e jurídico, era realizado o anúncio dos vereadores, juízes e procuradores do ano em curso. Esses anúncios oficiais eram feitos junto do pelourinho, um totem de pedra que demarcava a municipalidade.
Fonte: