segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Terremoto na Itália afundou solo em até 70 cm

 
Foto de divulgação
Poucas horas depois de ter divulgado que o solo das áreas atingidas pelo terremoto do último domingo (30) tinha sofrido um rebaixamento de mais de 25 cm, o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) da Itália anunciou agora há pouco que o número na verdade chega a 70 cm...
Segundo Simone Atzori, pesquisador do INGV, os dados são "preliminares", já que a elaboração das imagens recebidas via satélite ainda está em curso. "Mas podemos dizer que em algumas zonas, como Castelluccio (distrito de Norcia), o afundamento chega a 70 cm", disse. 

No tremor de dois meses atrás, que matou 298 pessoas, o solo de Accumoli, uma das cidades mais danificadas, sofreu um rebaixamento de 20 centímetros. No último domingo, o epicentro do sismo foi registrado a 10 km de profundidade em uma região a sudeste de Norcia, município de quase 5 mil habitantes situado na região da Úmbria. 

Foto de divulgação


Accumoli e Norcia estão a apenas 50 km de distância, em uma área que tem sofrido com atividades sísmicas constantes nos últimos anos. "Uma vez que o mecanismo na base dos três terremotos é análogo, esperamos efeitos similares aos dos outros dois eventos, mas amplificados pelo tremor mais forte", acrescentou Atzori. 


O terremoto de 30 de outubro teve magnitude 6.5, contra 6.0 do de 24 de agosto e 5.9 do sismo de 26 de outubro.

Fonte: ÉPOCA

Nenhum comentário: