terça-feira, 7 de julho de 2015

MERCADO DA TERCEIRA IDADE 5



O xadrez   x  Terapia ocupacional



                          
                               De acordo com o artigo científico, o Xadrez está sendo também usado como terapia ocupacional para adultos e pessoas da terceira idade. (“Xadrez para maturidade como terapia ocupacional”, de Elias Vidal Bezerra Junior, da Universidade Federal de Pernambuco)



                             O estudo aponta que, "uma  pessoa, ao  jogar  xadrez, ela está desenvolvendo a coordenação motora estática. Ao concentrar, o indivíduo consegue um estado  de relaxamento das estruturas cerebrais. Ao mesmo tempo, estimula  áreas mentais que ajudam no desenvolvimento da memória, paciência, autocontrole, criatividade, raciocínio lógico, espírito de decisão, entre outros. ” Uma mente saudável traz benefícios ao nosso corpo e consequentemente à nossa vida”, afirma o estudiosos em seu artigo.


                                   Elias Vidal,  explica, que com tantos benefícios, vale a pena limpar o pó daquele tabuleiro guardado há anos e começar a exercitar a mente! Para dar um pontapé inicial, nada melhor do que um bom exemplo com uma dose extra de humor! Geri`s Game é um curta metragem produzido pela Pixar. O filme mostra um velhinho jogador de xadrez que, na falta de um parceiro, lança o desafio do jogo contra ele mesmo!

Assista ao vídeo referenciado











Nenhum comentário: